O Curriculum Vitae

O Curriculum Vitae também conhecido por Currículo, é uma das primeiras coisas a preparar para iniciar a procura de emprego, costumo dizer que apesar de haver muitas “formulas” e modelos de currículos, que o currículo deve ter sempre algo pessoal, que reflicta um bocado de nós próprios.

Se nos limitar-mos apenas a preencher um modelo de currículo, será apenas mais um na pilha, não lhe devemos também dar um cunho excessivamente pessoal, embora desejemos ter um currículo que se diferencia não devemos por exemplo colocar cores berrantes.

O currículo deve ser objectivo e claro, ou seja não temos que explicar ao empregador que acabamos o curso com 18 porque estudamos muito, basta referir que acabamos com 18, o excesso de informação pode levar a quem analisa o currículo avançar partes importantes às quais não demos o ênfase suficiente, e se tivermos muita “palha” é mais um factor a pesar para poderem passar à frente itens importantes.

As partes essenciais do currículo são:

O cabeçalho: Onde devemos colocar as informações pessoais, nome,  morada e contactos.

Devemos também a seguir ao cabeçalho referir o objectivo do currículo, ou mais concretamente o cargo a que nos estamos a candidatar, por exemplo “Director de recursos humanos”.

De seguida referimos a nossa formação académica, de preferência por ordem cronológica e referindo as notas obtidas em cada fase do ensino.

De seguida podemos complementar a formação académica com outras formações que tenhamos frequentado, mesmo que as mesmas não sejam relevantes para o cargo a que nos estamos a candidatar.

É também obrigatório no Currículo referir experiências profissionais anteriores, referindo o empregador, o cargo e data de admissão e saída.

Podemos complementar também o currículo com Informações adicionais, como prémios, disponibilidade para viajar, etc… tudo o que possa enaltecer a nossa imagem.

Em breve vamos publicar aqui modelos de currículos.

2 thoughts on “O Curriculum Vitae”

  1. Можно было бы и лучше написать, с другой стороны можно было бы и не так хорошо

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Scroll to Top