Consultar extrato de remunerações registadas na Segurança Social

Existe uma forma fácil de conferir os descontos que estão a ser feitos à segurança social pela empresa onde trabalhamos ou seja o nosso empregador (para usar o termo correto!).

Todos os meses a empresa tem que enviar à Segurança Social tudo que pagou ao funcionário, depois disso a Segurança Social através do serviço segurança Social Direta disponibiliza essa informação aos seus utilizadores.

Procedimento para consultar o  extrato de remunerações

Para consultar extrato de remunerações registadas na Segurança Social pelo empregador tem que estar registado na Segurança Social… se ainda não está basta aceder a este site https://app.seg-social.pt/ptss/gus/Adesao?dswid=883 e com o seu NISS (Número de Identificação da Segurança Social) proceder ao registo.

Quando já estiver registado e tiver a sua password, basta aceder ao site da Segurança Social Direta https://app.seg-social.pt/sso/login e entrar com o seu NISS e password.

 

Consultar extrato de remunerações registadas na Segurança Social
Consultar extrato de remunerações registadas na Segurança Social

Depois de fazer entrar, deve ir separador emprego e seleccionar “Consultar as Remunerações Mensais declaradas pela entidade empregadora.”, a seguir tem que escolher a Data de Inicio e a Data de Fim que quer consultar, e Pesquisar. Terá a seguir uma lista com os valores declarados pela empresa.

Manual para Iniciar uma empresa nas Finanças

As Finanças ou Autoridade Tributária como lhe queiram chamar, disponibilizaram um documento onde explicam pormenorizadamente as etapas para se constituir uma empresa perante as Finanças.

Apesar do documento ser extenso a sua leitura ajuda a entender várias coisas não só relacionadas com o inicio da actividade, mas também documentos necessários, valores de taxas, o que significa cada prefixo do número de contribuinte, etc…

Aconselho a leitura deste documento não só a quer pensa iniciar a sua actividade, mas a todos os contribuintes uma vez que explica muita coisa que usamos ou ouvimos falar no nosso dia a dia e que talvez não saibamos o porquê de ser.

LINK PARA O SITE DA AT

Melhor Empresa para se Trabalhar em Portugal

Depois de encontrar emprego, além do vencimento, existem muitos factores que nos podem levar a uma maior concretização pessoal. As condições de trabalho variam de empresa para empresa, as condições de trabalho são um dos factores que nos podem “prender” mais tempo numa empresa e ter gosto em lá trabalhar.

Existe um ranking das melhores empresas para se trabalhar em várias países, também existe essa classificação em Portugal, a lista está disponível no site Great place to Work. É curioso reparar que nesta lista só existem empresas do sector dos serviços.

 

Deveria existir uma lista também com as empresas que se devesse evitar trabalhar, se quiserem contribuir para a lista enviem pelos comentários as empresas e os motivos pelos quais se deve evitar lá trabalhar, que nós aqui no Emprego Portugal tratamos de manter o vosso anonimato e construir e publicar a lista.