Erro IRS 2016

Java

Aquando da entrega do IRS muitos utilizadores vão ter dificuldades em aceder ao sistema de entrega no Portal das Finanças, alterações feitas aos browsers (navegadores de internet, por exemplo Google Chrome), nas versões mais recentes os browsers bloqueiam o Java e nem sempre as mensagens de erro são legíveis, se ao abrir a aplicação para entregar o IRS lhe aparecer uma página em branco, ou uma mensagem de erro, ou aparecer uma exclamação amarela no lugar da aplicação, ou outro erro é porque provavelmente o seu browser está a boquear a aplicação… a solução mais simples e eficaz é usar o internet explorer que vem com o Windows, este é o browser que permitirá “correr” a aplicação de entrega do IRS.

Convém actualizar o JAVA caso não o tenha feito pode seguir as nossas instruções para actualizar o JAVA .

Actualizar o JAVA

Java

Para poder utilizar a maioria das aplicações disponíveis no portal das Finanças o seu computador tem que ter o JAVA instalado e convém que o mesmo esteja actualizado para evitar problemas de incompatibilidade…

Para fazer download da instalação do Java convém usar o internet explorer uma vez que é o browser que vai usar para submeter as suas declarações no portal das finanças e como o site redirecciona o utilizador para o site da instalação mais adequada, mais vale usar o Internet Explorer e evitar dores de cabeça extra.

Para actualizar o JAVA vá directamente ao site da empresa que o produz (http://java.com/) e actualize desde aí… evite usar sites não oficiais pois o risco de instalar algum programa que danifique o seu computador é grande.

Caso a instalação normal lhe dê algum erro o JAVA tem um método de instalação alternativo que permite resolver alguns problemas na instalação, aceda ao site https://java.com/en/download/manual.jsp e seleccione “Windows Offline” faça download e instale o programa que fez download, em principio terá ultrapassado o erro na instalação anterior.

Autoridade para as Condições do Trabalho

ACT

Nem sempre as empresas que nos empregam zelam pelo nossos interesses da forma a que temos direito. Para ajudar a combater as empresas que abusam dos seus empregados e para proporcionar condições de trabalho seguras o estado disponibiliza aos trabalhadores uma entidade que tem por dever auditar as empresas para atestar o cumprimento das leis laborais, em casos que as leis não sejam respeitadas o ACT deve intervir para “obrigar” as empresas a cumprir.

Embora o ACT faça regularmente inspecções essas não contemplam o cumprimento de todos os nosso direitos, pois muitas das situações de incumprimento surgem apenas em situações muito pontuais e especificas.

O ACT coloca ao nosso dispor várias formas de comunicação através das quais nos podemos informar quando temos alguma dúvida quanto à legalidade de alguma ação da nossa entidade empregadora ou para denunciar algum incumprimento.

A Autoridade para as Condições do Trabalho é um serviço do Estado que visa a promoção da melhoria das condições de trabalho em todo o território continental através do controlo do cumprimento do normativo laboral no âmbito das relações laborais privadas e pela promoção da segurança e saúde no trabalho em todos os sectores de atividade privados.
A ACT, que assumiu as atribuições da Inspecção Geral do Trabalho e do Instituto para a Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, tem a sede em Lisboa e dispõe de 32 serviços desconcentrados.

Para mais informações visite o site da Autoridade para as Condições do Trabalho 

 

Salário Engenheiro Informático pelo mundo…

esta é uma profissão muito voga e com muito procura… veja na imagem abaixo o salário que auferem em vários países do pelo mundo….
Salário Informáticos

A ter em conta que os salários variam muito mesmo dentro do mesmo país, os fatores principais para a variação do salário são a experiência do candidato e a procura na zona, por exemplo em Portugal em Lisboa há mais procura de Engenheiros Informáticos o que faz com que os salários sejam mais altos…

Quando analisamos o salário devemos ter em conta também o custo de vida na cidade para onde vamos, não adianta ganhar mais X€ em Lisboa do que em Braga se o custo de vida é muito mais caro.

Outra forma de obter valor do salário.

Existe um site em que nós podemos publicar reviews sobre empresas na perspectiva de trabalhador, ou seja podemos descrever o ambiente de trabalho, o salário etc…

Esse site é o GlassDoor , já temos lá algumas opiniões sobre empresas em Portugal e sobre algumas multi nacionais que recrutam em Portugal

Além do GlassDoor também podemos sempre ao velhinho Google o pesquisar o nome da empresa por vezes encontramos fóruns, posts de facebook etc… que nos podem dar mais informação sobre a empresa que estamos a “estudar” nesse momento.

Manual para Iniciar uma empresa nas Finanças

As Finanças ou Autoridade Tributária como lhe queiram chamar, disponibilizaram um documento onde explicam pormenorizadamente as etapas para se constituir uma empresa perante as Finanças.

Apesar do documento ser extenso a sua leitura ajuda a entender várias coisas não só relacionadas com o inicio da actividade, mas também documentos necessários, valores de taxas, o que significa cada prefixo do número de contribuinte, etc…

Aconselho a leitura deste documento não só a quer pensa iniciar a sua actividade, mas a todos os contribuintes uma vez que explica muita coisa que usamos ou ouvimos falar no nosso dia a dia e que talvez não saibamos o porquê de ser.

LINK PARA O SITE DA AT