Consultar extrato de remunerações registadas na Segurança Social

Existe uma forma fácil de conferir os descontos que estão a ser feitos à segurança social pela empresa onde trabalhamos ou seja o nosso empregador (para usar o termo correto!).

Todos os meses a empresa tem que enviar à Segurança Social tudo que pagou ao funcionário, depois disso a Segurança Social através do serviço segurança Social Direta disponibiliza essa informação aos seus utilizadores.

Para consultar extrato de remunerações registadas na Segurança Social pelo empregador tem que estar registado na Segurança Social… se ainda não está basta aceder a este site https://app.seg-social.pt/ptss/gus/Adesao?dswid=883 e com o seu NISS (Número de Identificação da Segurança Social) proceder ao registo.

Quando já estiver registado e tiver a sua password, basta aceder ao site da Segurança Social Direta https://app.seg-social.pt/sso/login e entrar com o seu NISS e password.

 

Consultar extrato de remunerações registadas na Segurança Social
Consultar extrato de remunerações registadas na Segurança Social

Depois de fazer entrar, deve ir separador emprego e seleccionar “Consultar as Remunerações Mensais declaradas pela entidade empregadora.”, a seguir tem que escolher a Data de Inicio e a Data de Fim que quer consultar, e Pesquisar. Terá a seguir uma lista com os valores declarados pela empresa.

Ajuda sobre Recibos Verdes

Os Recebidos Verdes são usados maioritariamente por aqueles que fazem prestação de serviços, e para o comum dos mortais não é muito fácil entender como é que tudo funciona, deixo aqui alguns links uteis onde podem obter mais infoamções sobre os direitos e deveres de quem passa recidos, Retenções na Fonte, Segurança Social e outros elementos que convem a quem trabalha com Recibos Verdes saber:

No Portal do Cidadão podem comprar Recibos Verdes e obter alguns esclarecimentos quanto à utilizção dos mesmos (LINK).

No site Recibos Verdes são abordadas todas as temáticas sobre os recibos verdes, pelo que vi a informação está actualizada e é verdadeira.

 

Em caso de dúvida recomendo sempre que não se fiem na sabedoria “popular” e arrisquem a ser penalizados pelas entidades fiscalizadoras, quando tiverem duvidas esclareçam directamente com as Finanças, basta um telefonema e obtem a informação da fonte principal. Já agora se recorrem às Finanças para obter informações sejam sobre Recibos Verdes ou sobre outro qualquer tema tentem sempre solicitar que as informações prestadas vos sejam enviadas por escrito (por email por exemplo), que muitas vezes mesmo dentro das Finanças há várias interpretações da mesma lei, por isso ao terem a resposta por escrito estão a salvaguardar a vossa posição e em caso de alguma coisa corre mal, tem uma prova que não agiram de má fé, e isso pode ser muito importante em caso de haver algum problema que possa chegar a tribunal.