Candidatura Lidl Online

A HISTÓRIA DA LIDL

A Lidl é uma rede de supermercados de origem alemã, presente em 30 países em todo o mundo. Foi fundada por Dieter Schwarz por volta dos anos 1973 na Alemanha.

Pertence ao Grupo Schwarz, o maior grupo de retalho na Europa. Depois da abertura da primeira loja Lidl, em 1973, tornou-se o maior grupo de comércio a reatalho alemão, com mais de 9.900 lojas em toda Europa. De acordo com um estudo publicado pela empresa de consultoria Deloitte, o Grupo Schwarz com o Lidl, é agora o quarto maior grupo comercial do mundo.

A LIDL EM PORTUGAL

Em Portugal o Lidl está presente desde 1995. Em Setembro de 2017, possui 246 pontos de venda e quatro entrepostos, adquirindo a produtores nacionais “mais de metade dos produtos” comercializados.

O RECRUTAMENTO

A LIDL é conhecida pelas ótimas condições de trabalho e pelos salários acima da média, o único contra é que maioria dos empregos ou oportunidades são em part-time, no entanto os pagamentos como são superiores à média e com boas condições de trabalho.

O recrutamento da LIDL é feito através do  site deles, após consultar as oportunidades disponíveis ao clicar em Candidatar terá que criar um utilizador e password… só após essa fase é que pode efectivar a candidatura.

http://empregos.lidl.pt/

http://empregos.lidl.pt/pt/oportunidades-347.htm

Recrutamento Finanças (Autoridade Tributária)

Trabalhar nas Finanças ou Autoridade Tributária é um emprego como qualquer outro, com a vantagem de sermos funcionários públicos com tudo o que isso trás e com a estabilidade que isso nos proporciona.

O recrutamento e seleção da Autoridade Tributária é feito por concurso, no entanto existe uma página no próprio Portal das Finanças onde estão explicados os procedimentos e vagas:

http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/dgci/recursos_humanos/recrutamento_pessoal/Pages/default.aspx

Geralmente após a candidatura os candidatos que cumprem os requisitos são chamados para efetuar provas e conforme o resultado das mesmas é apurado o ou os candidatos que são contratados.

Há posições que só estão disponíveis a internos, isto é, só quem já é funcionário da Autoridade Tributária é que se pode candidatar.

Ser Motorista Uber em Portugal

Há duas formas de trabalhar para a Uber em Portugal, uma é ser Parceiro-Motorista, isto é trabalha diretamente para a Uber e tem que assegurar todos os custos inerentes a isso, a outra é trabalhar para empresas que são parceiras da Uber.

A vantagem de trabalhar numa empresa que já seja parceira da Uber é que  irá ter menos custos, uma vez que na maioria das vezes é a empresa que lhe cede o carro e o telemóvel (com dados móveis) para usar durante o serviço. Há empresas que trabalham para a Uber que também trabalham para outras plataformas o que geralmente significa que tem mais trabalho… e que terá a possibilidade de ganhar mais (se ganhar à comissão!).

Outra vantagem de trabalhar para uma empresa que já seja parceira da Uber é que a empresa o ajudará no cumprimento dos requisitos.

O outro cenário é trabalhar diretamente para a Uber.

Caso trabalhe diretamente terá que ter em conta o investimento no carro, telemóvel etc… uma vez que será responsável por todos os requisitos exigidos, o ponto a favor é que receberá na totalidade o valor pago pela Uber não estando numa hierarquia em que o seu patrão também tem que ganhar.

Para trabalhar a conduzir para a Uber em Portugal tanto o Motorista como a viatura tem que obedecer a algumas regras, estas regras pode ser consultadas no site da Uber, enumero abaixo as mais importantes.

Requisitos do Motorista Uber

  • Tem que ter mais do que 21 anos
  • Tem que possuir  Carta de Condução há mais de 3 anos e averbamento do grupo 2. O averbamento deverá ser apresentado até 30 dias após a ativação da sua conta. Para saber como obter o averbamento pode consultar o site do IMT
  • Ter um Registo Criminal sem antecedentes. Este deverá estar válido e ser pedido para efeitos de motorista, incluindo a cláusula de contacto regular com menores

Requisitos do Carro

Relativamente ao(s) seu(s) carros(s) existem também alguns requisitos que deverá cumprir:

  • Idade inferior a 7 anos (a contar da data do 1º registo)
  • Estar enquadrado nos serviços existentes em Portugal. Veja a lista de veículos
  • O títular do veículo deverá ser a entidade titular da licença para transporte de passageiros (seja este sua propriedade ou através de um contrato de renting ou leasing)
  • O seguro do veículo ter as seguintes coberturas mínimas:
    • Responsabilidade civil de 50.000.000€
    • Proteção de Ocupantes de 10.000€
    • Cobertura para a atividade comercial de transporte de passageiros (explícita nas condições do seguro)
  • No caso de veículos com mais de 1 ano, deverá ser apresentado anualmente o certificado de Inspecção Técnica Periódica

Para mais informações pode consultar diretamente o site da Uber na área de inscrição de parceiros.

Quanto Ganha um Motorista da Uber em Portugal?

Como ganha ao serviço e há bastante flexibilidade de horários, há uma serie de factores que influenciam o que pode ganhar, por exemplo as horas em que trabalha, porque há horas do dia com mais procura! a zona também influencia bastante, se está em Lisboa, Porto, Braga etc… ou outra cidade turística e com muita população há mais pedidos de transporte na plataforma logo há mais serviços que pode efetuar.

O preço das viagens também tem em conta o a disponibilidade dos motoristas, isto significa que se na sua zona há muitos Uber’s e pouca procura o preço será mais baixo do que numa zona em que se registe o inverso.

IEFP – Cursos Financiados

O IEFP disponibiliza através de uma rede de escolas e centros de formação vários cursos Financiados.

Há vários tipos de cursos e medidas de formação conforme a escolaridade que já tem no momento em que inicia a frequência dos cursos.

No fim deste artigo deixamos aqui alguns links diretos para as ofertas formativas existentes e as condições de acesso.

O valor a receber nestas formações depende também de vários fatores, como por exemplo ser em horário laboral ou não.

Medidas de Formação e Cursos Financiados:

Cursos EFA

Os cursos de educação e formação para adultos (Cursos EFA) permitem elevar os níveis de habilitação escolar e profissional da população portuguesa adulta e, por esta via, melhorar as suas condições de empregabilidade.

Cursos de especialização tecnológica

Os cursos de especialização tecnológica (CET) Permitem obter uma formação de nível pós-secundário não superior e visam responder às necessidades do mercado de trabalho, ao nível de quadros intermédios.

Formação Modular Certificada

formação modular certificada permite atualizar e aperfeiçoar os conhecimentos teóricos e práticos da população portuguesa adulta, bem como elevar os seus níveis de habilitação escolar e profissional.

Vida Ativa – Emprego Qualificado

medida Vida Ativa – Emprego Qualificado permite potenciar o regresso ao mercado de trabalho de desempregados, através de uma rápida integração em ações de formação de curta duração.

Programa de formação em competências básicas

Programa de formação em competências básicas permite obter competências básicas de leitura, escrita, cálculo e tecnologias de informação e comunicação necessárias para integrar um curso de Educação e formação de adultos (cursos EFA) ou ser encaminhamento para um processo de Reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC) de nível básico.

Programa PPT – Português para todos

Programa PPT – Português para todos permite elevar  a capacidade de expressão e compreensão da língua portuguesa  e o conhecimento dos direitos básicos de cidadania, necessários à integração dos públicos imigrantes na sociedade portuguesa.

Reconhecimento, validação e certificação de competências profissionais

Reconhecimento, validação e certificação de competências profissionais (RVCC) visa contribuir para o aumento dos níveis de qualificação dos adultos através da valorização das competências profissionais adquiridas ao longo da vida nos diversos contextos, bem como proporcionar uma nova oportunidade de formação para aqueles que não completaram ou abandonaram precocemente a formação nos sistemas de educação formal.

Mais informação sobre Cursos Financiados

Para saber tudo sobre formação e os cursos financiados pelo estado pode aceder ao seguinte site onde têm todas as informações necessárias, tanto a nível de requisitos como  https://www.iefp.pt/formacao/

Para consultar as ofertas disponíveis de formação financiada no site do IEFP visite o seguinte site https://www.iefp.pt/ofertas-formacao

Consultar extrato de remunerações registadas na Segurança Social

Existe uma forma fácil de conferir os descontos que estão a ser feitos à segurança social pela empresa onde trabalhamos ou seja o nosso empregador (para usar o termo correto!).

Todos os meses a empresa tem que enviar à Segurança Social tudo que pagou ao funcionário, depois disso a Segurança Social através do serviço segurança Social Direta disponibiliza essa informação aos seus utilizadores.

Procedimento para consultar o  extrato de remunerações

Para consultar extrato de remunerações registadas na Segurança Social pelo empregador tem que estar registado na Segurança Social… se ainda não está basta aceder a este site https://app.seg-social.pt/ptss/gus/Adesao?dswid=883 e com o seu NISS (Número de Identificação da Segurança Social) proceder ao registo.

Quando já estiver registado e tiver a sua password, basta aceder ao site da Segurança Social Direta https://app.seg-social.pt/sso/login e entrar com o seu NISS e password.

 

Consultar extrato de remunerações registadas na Segurança Social
Consultar extrato de remunerações registadas na Segurança Social

Depois de fazer entrar, deve ir separador emprego e seleccionar “Consultar as Remunerações Mensais declaradas pela entidade empregadora.”, a seguir tem que escolher a Data de Inicio e a Data de Fim que quer consultar, e Pesquisar. Terá a seguir uma lista com os valores declarados pela empresa.