Ser Motorista Uber em Portugal

Há duas formas de trabalhar para a Uber em Portugal, uma é ser Parceiro-Motorista, isto é trabalha diretamente para a Uber e tem que assegurar todos os custos inerentes a isso, a outra é trabalhar para empresas que são parceiras da Uber.

A vantagem de trabalhar numa empresa que já seja parceira da Uber é que  irá ter menos custos, uma vez que na maioria das vezes é a empresa que lhe cede o carro e o telemóvel (com dados móveis) para usar durante o serviço. Há empresas que trabalham para a Uber que também trabalham para outras plataformas o que geralmente significa que tem mais trabalho… e que terá a possibilidade de ganhar mais (se ganhar à comissão!).

Outra vantagem de trabalhar para uma empresa que já seja parceira da Uber é que a empresa o ajudará no cumprimento dos requisitos.

O outro cenário é trabalhar diretamente para a Uber.

Caso trabalhe diretamente terá que ter em conta o investimento no carro, telemóvel etc… uma vez que será responsável por todos os requisitos exigidos, o ponto a favor é que receberá na totalidade o valor pago pela Uber não estando numa hierarquia em que o seu patrão também tem que ganhar.

Para trabalhar a conduzir para a Uber em Portugal tanto o Motorista como a viatura tem que obedecer a algumas regras, estas regras pode ser consultadas no site da Uber, enumero abaixo as mais importantes.

Requisitos do Motorista Uber

  • Tem que ter mais do que 21 anos
  • Tem que possuir  Carta de Condução há mais de 3 anos e averbamento do grupo 2. O averbamento deverá ser apresentado até 30 dias após a ativação da sua conta. Para saber como obter o averbamento pode consultar o site do IMT
  • Ter um Registo Criminal sem antecedentes. Este deverá estar válido e ser pedido para efeitos de motorista, incluindo a cláusula de contacto regular com menores

Requisitos do Carro

Relativamente ao(s) seu(s) carros(s) existem também alguns requisitos que deverá cumprir:

  • Idade inferior a 7 anos (a contar da data do 1º registo)
  • Estar enquadrado nos serviços existentes em Portugal. Veja a lista de veículos
  • O títular do veículo deverá ser a entidade titular da licença para transporte de passageiros (seja este sua propriedade ou através de um contrato de renting ou leasing)
  • O seguro do veículo ter as seguintes coberturas mínimas:
    • Responsabilidade civil de 50.000.000€
    • Proteção de Ocupantes de 10.000€
    • Cobertura para a atividade comercial de transporte de passageiros (explícita nas condições do seguro)
  • No caso de veículos com mais de 1 ano, deverá ser apresentado anualmente o certificado de Inspecção Técnica Periódica

Para mais informações pode consultar diretamente o site da Uber na área de inscrição de parceiros.

Quanto Ganha um Motorista da Uber em Portugal?

Como ganha ao serviço e há bastante flexibilidade de horários, há uma serie de factores que influenciam o que pode ganhar, por exemplo as horas em que trabalha, porque há horas do dia com mais procura! a zona também influencia bastante, se está em Lisboa, Porto, Braga etc… ou outra cidade turística e com muita população há mais pedidos de transporte na plataforma logo há mais serviços que pode efetuar.

O preço das viagens também tem em conta o a disponibilidade dos motoristas, isto significa que se na sua zona há muitos Uber’s e pouca procura o preço será mais baixo do que numa zona em que se registe o inverso.

Consultar extrato de remunerações registadas na Segurança Social

Existe uma forma fácil de conferir os descontos que estão a ser feitos à segurança social pela empresa onde trabalhamos ou seja o nosso empregador (para usar o termo correto!).

Todos os meses a empresa tem que enviar à Segurança Social tudo que pagou ao funcionário, depois disso a Segurança Social através do serviço segurança Social Direta disponibiliza essa informação aos seus utilizadores.

Procedimento para consultar o  extrato de remunerações

Para consultar extrato de remunerações registadas na Segurança Social pelo empregador tem que estar registado na Segurança Social… se ainda não está basta aceder a este site https://app.seg-social.pt/ptss/gus/Adesao?dswid=883 e com o seu NISS (Número de Identificação da Segurança Social) proceder ao registo.

Quando já estiver registado e tiver a sua password, basta aceder ao site da Segurança Social Direta https://app.seg-social.pt/sso/login e entrar com o seu NISS e password.

 

Consultar extrato de remunerações registadas na Segurança Social
Consultar extrato de remunerações registadas na Segurança Social

Depois de fazer entrar, deve ir separador emprego e seleccionar “Consultar as Remunerações Mensais declaradas pela entidade empregadora.”, a seguir tem que escolher a Data de Inicio e a Data de Fim que quer consultar, e Pesquisar. Terá a seguir uma lista com os valores declarados pela empresa.

Manual para Iniciar uma empresa nas Finanças

As Finanças ou Autoridade Tributária como lhe queiram chamar, disponibilizaram um documento onde explicam pormenorizadamente as etapas para se constituir uma empresa perante as Finanças.

Apesar do documento ser extenso a sua leitura ajuda a entender várias coisas não só relacionadas com o inicio da actividade, mas também documentos necessários, valores de taxas, o que significa cada prefixo do número de contribuinte, etc…

Aconselho a leitura deste documento não só a quer pensa iniciar a sua actividade, mas a todos os contribuintes uma vez que explica muita coisa que usamos ou ouvimos falar no nosso dia a dia e que talvez não saibamos o porquê de ser.

LINK PARA O SITE DA AT

Melhor Empresa para se Trabalhar em Portugal

Depois de encontrar emprego, além do vencimento, existem muitos factores que nos podem levar a uma maior concretização pessoal. As condições de trabalho variam de empresa para empresa, as condições de trabalho são um dos factores que nos podem “prender” mais tempo numa empresa e ter gosto em lá trabalhar.

Existe um ranking das melhores empresas para se trabalhar em várias países, também existe essa classificação em Portugal, a lista está disponível no site Great place to Work. É curioso reparar que nesta lista só existem empresas do sector dos serviços.

 

Deveria existir uma lista também com as empresas que se devesse evitar trabalhar, se quiserem contribuir para a lista enviem pelos comentários as empresas e os motivos pelos quais se deve evitar lá trabalhar, que nós aqui no Emprego Portugal tratamos de manter o vosso anonimato e construir e publicar a lista.