Recrutamento Finanças (Autoridade Tributária)

Trabalhar nas Finanças ou Autoridade Tributária é um emprego como qualquer outro, com a vantagem de sermos funcionários públicos com tudo o que isso trás e com a estabilidade que isso nos proporciona.

O recrutamento e seleção da Autoridade Tributária é feito por concurso, no entanto existe uma página no próprio Portal das Finanças onde estão explicados os procedimentos e vagas:

http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/dgci/recursos_humanos/recrutamento_pessoal/Pages/default.aspx

Geralmente após a candidatura os candidatos que cumprem os requisitos são chamados para efetuar provas e conforme o resultado das mesmas é apurado o ou os candidatos que são contratados.

Há posições que só estão disponíveis a internos, isto é, só quem já é funcionário da Autoridade Tributária é que se pode candidatar.

Ser Motorista Uber em Portugal

Há duas formas de trabalhar para a Uber em Portugal, uma é ser Parceiro-Motorista, isto é trabalha diretamente para a Uber e tem que assegurar todos os custos inerentes a isso, a outra é trabalhar para empresas que são parceiras da Uber.

A vantagem de trabalhar numa empresa que já seja parceira da Uber é que  irá ter menos custos, uma vez que na maioria das vezes é a empresa que lhe cede o carro e o telemóvel (com dados móveis) para usar durante o serviço. Há empresas que trabalham para a Uber que também trabalham para outras plataformas o que geralmente significa que tem mais trabalho… e que terá a possibilidade de ganhar mais (se ganhar à comissão!).

Outra vantagem de trabalhar para uma empresa que já seja parceira da Uber é que a empresa o ajudará no cumprimento dos requisitos.

O outro cenário é trabalhar diretamente para a Uber.

Caso trabalhe diretamente terá que ter em conta o investimento no carro, telemóvel etc… uma vez que será responsável por todos os requisitos exigidos, o ponto a favor é que receberá na totalidade o valor pago pela Uber não estando numa hierarquia em que o seu patrão também tem que ganhar.

Para trabalhar a conduzir para a Uber em Portugal tanto o Motorista como a viatura tem que obedecer a algumas regras, estas regras pode ser consultadas no site da Uber, enumero abaixo as mais importantes.

Requisitos do Motorista Uber

  • Tem que ter mais do que 21 anos
  • Tem que possuir  Carta de Condução há mais de 3 anos e averbamento do grupo 2. O averbamento deverá ser apresentado até 30 dias após a ativação da sua conta. Para saber como obter o averbamento pode consultar o site do IMT
  • Ter um Registo Criminal sem antecedentes. Este deverá estar válido e ser pedido para efeitos de motorista, incluindo a cláusula de contacto regular com menores

Requisitos do Carro

Relativamente ao(s) seu(s) carros(s) existem também alguns requisitos que deverá cumprir:

  • Idade inferior a 7 anos (a contar da data do 1º registo)
  • Estar enquadrado nos serviços existentes em Portugal. Veja a lista de veículos
  • O títular do veículo deverá ser a entidade titular da licença para transporte de passageiros (seja este sua propriedade ou através de um contrato de renting ou leasing)
  • O seguro do veículo ter as seguintes coberturas mínimas:
    • Responsabilidade civil de 50.000.000€
    • Proteção de Ocupantes de 10.000€
    • Cobertura para a atividade comercial de transporte de passageiros (explícita nas condições do seguro)
  • No caso de veículos com mais de 1 ano, deverá ser apresentado anualmente o certificado de Inspecção Técnica Periódica

Para mais informações pode consultar diretamente o site da Uber na área de inscrição de parceiros.

Quanto Ganha um Motorista da Uber em Portugal?

Como ganha ao serviço e há bastante flexibilidade de horários, há uma serie de factores que influenciam o que pode ganhar, por exemplo as horas em que trabalha, porque há horas do dia com mais procura! a zona também influencia bastante, se está em Lisboa, Porto, Braga etc… ou outra cidade turística e com muita população há mais pedidos de transporte na plataforma logo há mais serviços que pode efetuar.

O preço das viagens também tem em conta o a disponibilidade dos motoristas, isto significa que se na sua zona há muitos Uber’s e pouca procura o preço será mais baixo do que numa zona em que se registe o inverso.